terça-feira, 29 de maio de 2012

Personagem da Semana

Obs: o texto abaixo pode conter spoilers.

Cinna
“Eu sempre canalizo minhas emoções no meu trabalho. Dessa forma eu não machuco ninguém além de mim mesmo.”




Cinna, 20 anos,  foi o estilista de Katniss durante a 74ª e 75ª edições dos Jogos Vorazes. Cidadão da Capital, esta era sua estréia como estilista dos Jogos. Diferente dos outros do ramo, pediu para trabalhar com o Distrito 12 por razões aparentemente desconhecidas.

Em sua primeira aparição em Jogos Vorazes, Katniss fica surpresa com sua aparência comum, diferente do restante de sua equipe de preparação. Como iniciante, ninguém da Capital esperava muito de seu trabalho, nem mesmo Katniss. Porém, na Cerimônia de Abertura dos Jogos, quando desfilam os 24 tributos, Cinna e sua parceira Portia (estilista de Peeta) surpreendem a todos fazendo os trajes dos tributos do Distrito 12 literalmente pegarem fogo.

Responsável por criar a identidade da “Garota em Chamas”, Cinna surpreende ainda mais com o traje de Katniss para a entrevista com Caesar Flickerman, fazendo um vestido inteiramente de pedras preciosas e em cores quentes, refletindo a iluminação para fazer com que seu olhar parecesse em chamas, mantendo sua inocência, porém com espírito ardente. Com o tempo, Katniss passa a confiar cada vez mais em Cinna, não o vendo mais apenas como seu estilista, mas também como amigo. Quando estão sozinhos, ela desabafa sobre seus problemas e opiniões e ele sempre a apoia dizendo algo que a faz sentir melhor, por exemplo, durante a espera para o início dos Jogos, quando ele a conforta dizendo que não é permitido colocar dinheiro em tributos, mas se pudesse apostaria nela.

No segundo livro, Katniss mantém contato com Cinna pelo telefone de sua casa na Aldeia dos Vitoriosos, mas sempre desconfiada perante o possível acesso do Presidente Snow aos seus diálogos telefônicos. Cinna desenha seus trajes para a Turnê da Vitória e, após Katniss ser obrigada a retornar a arena, sua roupa para a Cerimônia de Abertura. Porém, de longe, o mais incrível e inconsequente vestido projetado por Cinna é o da segunda entrevista de Katniss com Caesar. Obrigada pelo Presidente Snow a usar seu vestido de Casamento (anunciado por Peeta em sua entrevista), Katniss o veste, percebendo algumas simples mudanças, porém ainda completamente ignorante da verdade. Cinna faz apenas um pedido à ela: que rodopie, assim como em sua primeira entrevista. No final do programa, quando Katniss o faz,  seu vestido de casamento surpreendentemente se transforma em uma plumagem negra. Cinna a transformou ao vivo para toda Panem no símbolo da rebelião, no Tordo, motivando inúmeros Distritos a se rebelarem.

Mais tarde, quando prepara Katniss para entrar na Arena, Cinna está estranhamente nervoso quando lhe dirige suas últimas palavras: “Lembre-se, garota em chamas, eu ainda estou apostando em você”. No instante seguinte, Pacificadores invadem o local e agridem Cinna com luvas perfurantes enquanto Katniss é colocada dentro da Arena, agora bem mais perturbada.

No terceiro livro, “A Esperança”, é insinuado que Cinna estava trabalhando para o Distrito 13 ao escolher trabalhar como estilista de Katniss, e que provavelmente havia perdido sua vida durante os interrogatórios com os Pacificadores.  Apesar de sua morte, os modelos de Cinna permanecem vivos, principalmente como o traje de Tordo anteriormente desenhado  para Katniss usar na batalha contra a Capital. Reforçado e bem pensado, Cinna também se mostra de extrema ajuda na guerra.

No filme, Lenny Kravitz assume o papel do genial estilista, que promete causar impacto e inveja à vários outros líderes da moda.

Nenhum comentário: