obs: o texto abaixo pode conter spoilers.
Gale Hawthorne
“Deixar o distrito. Fugir. Viver na floresta. Você e eu, nós podemos fazer.”
Gale é o melhor amigo de Katniss e fiel companheiro de caça. Os dois se conheceram quando pequenos, ele com 14 e ela com 12 anos, na cerimônia para homenagear aqueles que morreram na explosão da mina, no caso os pais de ambos, e receberam a Medalha de Valor por serem os filhos mais velhos dos mineiros falecidos. Gale e Katniss se encontraram mais tarde na floresta, primeiramente como rivais de caça, mas em seguida como amigos caçando juntos para sobreviver e manter suas famílias vivas. Ele a ensinando a montar armadilhas, enquanto ela o ajudava com o arco e flecha. Descrito por Suzanne Collins como muito belo e masculino, possui as características da maioria dos habitantes do Distrito 12: olhos cinzentos, pele morena e cabelos pretos lisos.
Gale tem três irmãos mais novos, Rory, Vick, e Posy, dos quais é muito protetor. Sua mãe viúva, Hazelle Hawthorne, lava roupas para ajudar na renda da família, porém, por não ser o suficiente, desde pequeno Gale se candidata ás Tesseras, sendo que, no primeiro livro, Gale está com 18 anos e tem seu nome 42 vezes no sorteio do dia da Colheita. Quando o nome de Prim é anunciado e Katniss se oferece como tributo em seu lugar, Gale toma conta de Prim e incentiva Katniss a continuar. Antes de ela partir, Gale jura à Katniss proteger e alimentar sua família, o que faz durante sua ausência em troca de alguns remédios da Sra. Everdeen.
Na arena, quando Katniss decide fingir seu amor por Peeta, não deixa de ficar apreensiva, pois sempre esteve confusa perante seu relacionamento com Gale. Mais tarde, em Em Chamas, quando velho demais para se candidatar às Tesseras, Gale começa a trabalhar nas minas e só tem tempo para caçar com Katniss aos domingos. Quando ambos se encontram num determinado momento, ele a beija na floresta e fica claro que sentem algo muito forte um pelo outro. Porém, o beijo chega ao conhecimento do Presidente Snow e, devido suas ameaças, Katniss e Gale precisam fingir ser primos para não levantarem maiores suspeitas.
Quando descobre que Katniss terá que retornar à arena para o terceiro Massacre Quarternário, Gale desconta sua raiva na floresta, sendo, mais tarde, pego caçando ilegalmente e chicoteado quase até a morte. Se não fosse pela intervenção de Katniss, que se coloca no caminho do chicote e faz pararem com a punição, e pela habilidade e sorte da Sra. Everdeeen em curá-lo, Gale certamente estaria morto.
Embora Katniss esteja supostamente grávida de Peeta para o público, é incapaz de esquecer Gale. E, enquanto ela está na arena, ele passa a pensar mais na revolução, mudando-se para o Distrito 13, desenvolvendo armas contra a Capital e planejando a morte do Presidente Snow.
Em A Esperança, os dois trabalham juntos na queda da Capital e, com o tempo, Katniss chega a se sentir desconfortável com a brutalidade envolvida em algumas das armas de Gale. No fim da guerra, a irmã de Katniss é morta por um dos métodos semelhantes aos desenvolvidos por ele e, enquanto Katniss nunca poderá ter certeza se foram as armas de Gale que a mataram, o relacionamento dos dois é enfraquecido, sendo ela incapaz de olhar para ele da mesma forma que antes.
Nos cinemas, o misterioso papel de Gale foi entregue a Liam Hemsworth, cujo personagem queria encenar desde que lera The Hunger Games.
Nenhum comentário:
Postar um comentário