E ai galera! Como semana passada não postei nenhuma matéria sobre o personagem da semana, devido a uns problemas que ocorreram. Esta semana teremos dois personagens, para recompensar o atraso da postagem.
Então vamos lá:
obs: o texto abaixo pode conter spoilers.
Peeta Mellark
“Se eu morrer, quero morrer sendo eu mesmo”
Peeta, Distrito 12, é o tributo masculino sorteado para a 74ª edição dos Jogos Vorazes, junto com Katniss. 16 anos e loiro de olhos azuis, é um dos personagens mais encantadores e surpreendentes de Suzanne Collins.
Sua família, pai, mãe e dois irmãos mais velhos, são donos de uma padaria, o que o torna mais alimentado do que a maioria das pessoas do Distrito 12. Ao que tudo indica, a relação familiar não é muito afetiva, visto que nem mesmo seus pais acreditam na sua vitória e não se preocupariam muito com sua morte. Antes de ser requisitado como tributo, Peeta trabalhava na padaria fazendo pães e decorando bolos, o que o proporcionou grande habilidade com pintura e camuflagem na arena.
Peeta gosta de Katniss desde os cinco anos, quando freqüentavam a mesma escola e ele a ouviu cantar na aula de música. Porém, eles nunca haviam se falado, até que, aos onze anos, Peeta salvou sua vida pela primeira de muitas vezes. Na época, o pai de Katniss acabara de morrer devido a explosão nas minas e sua mãe estava “paralisada” pela depressão, o que levou Katniss e sua irmã mais nova a quase morrerem de fome. Vendo isto, Peeta queimou propositalmente dois pães, afim de que fossem descartados e, mesmo recebendo uma surra da mãe por tê-lo feito, levou-lhes à Katniss, dando-lhe esperanças de que seria capaz de alimentar sua família, o que de fato ela consegue.
Na arena, Peeta demonstra, além da camuflagem, habilidade com a força bruta, usando como arma uma faca. Porém, seu grande talento são as palavras. Sabendo escolhe-las corretamente, consegue conquistar multidões, seja contando piadas ou declarando seu amor por Katniss, o que faz ao vivo para toda Panem.
No início dos Jogos, como estratégia para manter Katniss segura, Peeta se junta ao grupo de Carreiristas, se virando contra eles na hora certa. Após ser anunciado que se os dois últimos tributos vivos forem do mesmo distrito ambos seriam coroados vitoriosos, Katniss vai atrás dele e o encontra a beira da morte.
Depois de ajudá-lo da melhor maneira possível naquelas condições, ela percebe que se fingir estar apaixonada por ele (como acha que ele está fingindo) haverá mais chances de sobreviverem até o final. Porém, quando ambos estão vivos e são os últimos sobreviventes, é novamente comunicado que apenas um poderá se tornar o campeão, tendo sido tudo um disfarce para maior audiência. Katniss se prepara para lutar, mas Peeta larga sua faca. Ela então encontra no suicídio duplo uma solução, fazendo com que os organizadores dos jogos mudem as regras por preferirem dois vencedores a nenhum, sendo ambos coroados.
Devido a um ferimento em sua primeira vez na arena, Peeta teve a parte inferior de sua perna esquerda amputada e substituída por uma prótese da Capital. Antes da Turnê da Vitória, passa a morar na Aldeia dos Vitoriosos, tendo Haymitch e Katniss como vizinhos.
No final do primeiro livro, Peeta descobre que Katniss apenas fingia amá-lo para que se mantivessem vivos, enquanto ele a amava verdadeiramente. Magoados e confusos, os dois se afastam temporariamente, até que, no ano seguinte, são obrigados a ficar juntos novamente e se apoiar no retorno à arena e, mais tarde, na luta contra a Capital.
Peeta tem um único propósito desde o começo: proteger Katniss, ajudando a elaborar estratégias com Haymitch que a ajudassem na arena, mesmo que isto significasse sua própria morte.
Durante toda essa revolução e luta, não mais pela sobrevivência, mas sim pela queda da Capiral, Katniss descobre seus verdadeiros sentimentos por Peeta, que não apenas consegue mantê-la viva, como fazê-la feliz.
Interpretado pelo galã Josh Hutcherson, Peeta tem tudo para emocionar e encantar não só Katniss como todos os fãs de Jogos Vorazes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário